Meio Ambiente

Descrição da atuação do mandato na área da Meio Ambiente.

Atuação no Meio ambiente

A atuação do mandato na área do meio ambiente é recente, mas colocou Belo Horizonte na vanguarda da discussão, ao tornar lei o projeto que substituiu as sacolas e sacos plásticos utilizados no município por alternativas ecológicas. A iniciativa, que passou a ser adotada em outras cidades do país, ganhou o Prêmio do Mérito Legislador (2009), como um dos 150 melhores projetos de lei do país, e foi homenageada pela Vale (RJ) durante um seminário que discutiu as mudanças climáticas no país.

Para conscientizar a população e divulgar a lei, Arnaldo realizou diversas intervenções urbanas com o “vírus880” (jun 2010) e (fev 2011), um monstro móvel feito de sacos plásticos pelo artista plástico Leo Piló, que carrega o número de sacolas que cada brasileiro descarta no lixo todos os anos.

Quando passaram a vigorar as multas previstas na lei (fev 2011), o vereador coordenou e participou de diversas audiências públicas na Câmara e na Assembleia Legislativa, debatendo a implantação da lei. Em abril, protocolou, um decreto legislativo para corrigir a decisão do prefeito Márcio Lacerda em adotar apenas as sacolas compostáveis de amido como única alternativa ao plástico convencional.