Diário do Arnaldo - De 14 a 21 de setembro
Visualizar como página web
Diário do Arnaldo

Olá,

Segue o diário do Arnaldo de 14 a 21 de setembro

14 de setembro - UFMG 90 anos

14 de setembro Uma noite significativa, quando a Câmara Municipal, por meio de Arnaldo Godoy, homenageou a UFMG, que completa 90 anos. Arnaldo cursou História na época da ditadura e retribuiu os princípios de defesa da diversidade do pensamento, da democracia e da inclusão social, que aprendeu na UFMG e que continuam presentes em sua atuação política. “E hoje, mais do que nunca, essa instituição que contribuiu para a reconstituição do espaço de militância na política do país, que mais tarde, implicou nos movimentos de Anistia e pelas Diretas Já, será imprescindível para resistir ao golpe parlamentar que retira direitos trabalhistas, sociais e à soberania nacional, e que ameaça, de modo dramático, o ensino superior e as universidades federais brasileiras, por meio do sucateamento, como ocorreu em 1998”, justificou. Na homenagem, o reitor em exercício, José Marcos Silva Nogueira; a secretária da Casa Civil, Mariah Ferreira, representando o governador Pimentel; e o vice-prefeito Paulo Lamac. O violonista José Lucena Vaz, ex-professor do Conservatório de Música, também foi agraciado.

15 de setembro - Circo

15 de setembro – No dia seguinte da aprovação em primeiro turno, de seu projeto de lei que facilitará a circulação dos circos itinerantes pela cidade, Arnaldo Godoy visitou a área cedida pela União para a construção da Cidade do Circo, na antiga estação ferroviária da Gameleira. Com ele, o secretário de Cultura Juca Ferreira e Sula Mavrudis, do movimento de defesa das artes circenses.

19  de setembro - Semana Paulo Freire

19 de setembro – A Semana Paulo Freire de Belo Horizonte cumpriu uma extensa programação de debates. À noite, no Sindicato dos Jornalistas/MG, uma roda de conversa com o pedagogo cubano Mariano Isla. “No dia do aniversário de Paulo Freire, não poderia deixar de faltar coisas significativas aos dois países: a troca de ideias sobre uma pedagogia libertadora e, depois, um samba, uma pinguinha e uma comida cubana”, brincou o vereador.

13 de setembro - Escola Inclusiva

20 de setembro – A atuação política não se restringe apenas ao parlamento e à vida partidária, mas também ao aprendizado da cultura e das coisas do mundo. Sempre antenado, Arnaldo Godoy participou da abertura da edição 2017, do Ciclo de Conferências Mutações, no Auditório do BDMG Cultural, com o tema “Dissonâncias do Progresso”. A palestra inaugural foi com o filósofo Vladimir Safatle, tratando da teoria da revolução, do progresso e da emergência. Na foto, o secretário de Cultura, Juca Ferreira, e o filósofo Adauto Novaes, idealizador das conferências, que completam 30 anos ininterruptos. “É imprescindível, nestes momentos confusos em que vivemos, refletir sobre outros olhares e possibilidades”, destacou Godoy.

19  de setembro - Semana Paulo Freire

19 de setembro – No dia de nascimento de Paulo Freire, Arnaldo Godoy esteve na escola municipal que leva nome do educador, no bairro Ribeiro de Abreu, participando de uma série de oficinas e atividades que comemoraram a data: “Relembrar, comemorar, manter viva a memória do Patrono da Educação Brasileira nos move intensamente. Por isso, programamos uma roda de conversas com o pedagogo cubano, Mariano Isla, que participará dos vários momentos da programação prevista”, anunciou. Arnaldo Godoy teve um projeto transformado na Lei nº 9.932, de 14 de junho de 2010, que instituiu 19 de setembro Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação, com o objetivo de fomentar a efetiva participação das famílias na vida escolar de suas crianças e jovens e desenvolver ações nesse sentido.

20 de setembro - Feira de Artesanato

20 de setembro – Arnaldo participou de uma entrevista ao vivo no programa “Café com Política”, da recém-criada Rádio Super FM 91,7. Na conversa, uma avaliação da conjuntura nacional, os desafios do PT em Belo Horizonte, sua atuação parlamentar e a reforma administrativa. Acompanhe a entrevista: http://www.otempo.com.br/tv/arnaldo-godoy-diz-que-reforma-administrativa-concentra-exageradamente-o-poder-nas-m%C3%A3os-de-kalil-1.1522394 Mais tarde, o vereador participou de audiência pública na Assembleia Legislativa para debater as contribuições de Paulo Freire para a educação, quando reafirmou o legado não só de reflexão, mas de ação e compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

21 de setembro - Audiência Pública UMEI`s

21 de setembro – Um dia muito movimentado na Câmara Municipal, com uma audiência pública sobre o cadastramento das Umeis, que, inevitavelmente, abordou a mudança no perfil de atendimento de algumas escolas da rede municipal. Enquanto isso, o gabinete também presente na reunião da Juventude do PT e de uma conversa sobre Paulo Freire, na FAE/UFMG. “As comemorações marcam 20 anos sem o educador Paulo Freire. Mas penso que deveria ser 'com ele', pois suas ideias nunca deixaram de influenciar a educação brasileira”, pontuou o vereador.

21 de Setembro - Paulo Freire

21 de setembro – Dentro das comemorações da “Semana Paulo Freire de Belo Horizonte”, organizado pelos movimentos sociais e de educação, o gabinete de Arnaldo Godoy organizou um debate com o educador cubano, Mariano Isla, na Câmara Municipal. Mariano coordena projetos nacionais de pesquisa na Associação dos Pedagogos de Cuba e foi responsável pelo VIII Encontro Internacional “Presencia de Paulo Freire”, em 2014.

Em Pauta - Semana Paulo Freire

EM PAUTA

23 de setembro – Encerrando a programa da Semana Paulo Freire, dr. Mariano Isla participa da roda de conversa “À luz de Paulo Freire: gestão democrática e participativa”, com as famílias de alunos da rede municipal. Começa às 8h, na sede da SMED (Rua Carangola, 288, bairro Santo Antonio).

Em Pauta - Semana Paulo Freire

29 de setembro - A Câmara de BH realiza o seminário “Segurança Pública Cidadã em Belo Horizonte”, atividade proposta pela Comissão Especial de Estudo sobre o Genocídio da Juventude Negra, com o objetivo de apresentar análises, promover espaços de participação e colher contribuições para a elaboração de políticas públicas municipais sobre segurança pública cidadã e direitos das juventudes. Na programação, credenciamento (8h30), abertura solene com autoridades (9h), aulão “segurança pública cidadã no município: desafios e possibilidades”, dinâmicas de trabalho para propostas e soluções (14h30) e encerramento cultural (18h). O seminário emitirá certificados de participação.

Arnaldo Godoy

Enviado por Arnaldo Godoy

Avenida dos Andradas, 3100 Gab. 305 B - Santa Efigênia - BH - MG - 30260-070

Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.