Diário do Arnaldo de 5 a 14 de setembro
Visualizar como página web
Diário do Arnaldo

Segue o diário do Arnaldo de 5 a 14 de setembro.

5 de setembro - Contato

5 de setembro – A ONG Contato comemorou 15 anos de trabalho, interligando programas de desenvolvimento inclusivo para a juventude por meio da música, produção audiovisual, articulação de redes de movimentos sociais e cooperação internacional. A instituição fundada e dirigida por Helder Quiroga e Vitor Santana, com a participação de Daniel Perini e Gustavo Jardim – foi apontada como uma das que mais contribuiu para a promoção da diversidade cultural brasileira no Âmbito do Programa Cultura Viva, em 2010. Nesse mesmo ano, recebeu o Prêmio Asas, concedido pelo MinC, em reconhecimento as melhores práticas voltadas à consolidação da Rede dos Pontos de Cultura no Brasil. Como parceiro de primeira hora, Arnaldo esteve na comemoração, reiterando seu apoio ao trabalho exitoso da entidade “Parabéns rapaziada, as juventudes e a cultura são a marca que precisamos afirmar neste Brasil que caminha para o retrocesso”, destacou.

11 de setembro - PT

11 de setembro – Após o plenário na Câmara, Arnaldo Godoy coordenou reunião da Executiva do PT-BH, que analisou a conjuntura política de BH, a gestão da prefeitura e seus reflexos na cidade e a atuação do partido junto com os movimentos sociais.

13 de setembro - Escola Inclusiva

13 de setembro – Pela manhã, na Câmara Municipal, durante a audiência pública sobre Escola Inclusiva na rede municipal, Arnaldo demonstrou que, apesar das dificuldades e equívocos que eventualmente ocorreram, o programa é exitoso e serve de referência nacional. “Que estes esforços de todos por quase duas décadas — pais, professores, sociedade civil, poder público — possam de fato transformar BH numa cidade inclusiva com acessibilidade universal, garantindo o direito ao trabalho, educação, saúde e cultura. Não se pode, por conta de algumas falhas humanas, jogar fora uma política pública exitosa, que hoje inclui 5.090 alunos e que promove a quebra do preconceito e a socialização das pessoas com deficiência”, destacou.

12  de setembro - Lei da Palmatória

12 de setembro – O empenho de alguns vereadores, incluindo o líder da bancada do PT, Arnaldo Godoy, foi decisivo para derrotar o projeto de lei nº 106/17, que instituiria punição para alunos e seus responsáveis na rede pública de BH. Pela proposta, o gestor escolar estaria autorizado a fazer revistas nas mochilas dos estudantes, estabelecer punições e outras medidas pertinentes ao Judiciário. Para Arnaldo Godoy é imprescindível enfrentar essas iniciativas que têm surgidos nas casas legislativas do país. “São retrocessos que objetivam censura e intolerância nas escolas. Todas na contramão do pensamento de notáveis educadores e escritores como Paulo Freire, Anísio Teixeira e Monteiro Lobato. Nossa luta é por um sistema que estimule o debate e a livre expressão de ideias entre professores e alunos. A escola é local do conhecimento e convivência dos diversos e da formação crítica da sociedade”, pontuou.

14 de setembro - Feira de Artesanato

14 de setembro – Na abertura da 1º Feira de Artesanato de Almenara, o IEPHA anunciou o lançamento do processo de tombamento imaterial da Cerâmica do Vale do Jequitinhonha. Fruto de articulação do gabinete de Arnaldo Godoy, em parceria com o Instituto Sociocultural Valemais, a proposta é essencial para o reconhecimento dessa arte secular que torna Minas Gerais referência internacional na área, premiada por diversas vezes pelo Ministério da Cultura.

Em Pauta - Semana Paulo Freire

EM PAUTA

21 de setembro - Dentro das comemorações da “Semana Paulo Freire de Belo Horizonte”, organizada por movimentos sociais e de educação, o gabinete de Arnaldo Godoy apoiou a vinda do educador cubano Mariano Isla para um debate na Câmara Municipal. Ele é mestre em Ciência da Educação e doutor em Ciências Pedagógicas e em Contribuições Educativas às Ciências Humanas e Sociais. Coordena projetos nacionais de pesquisa na Associação dos Pedagogos de Cuba. Em 2014, coordenou o VIII Encontro Internacional “Presencia de Paulo Freire. O debate é aberto ao público e acontece de 19h às 21h, no plenário JK, da CMBH (Av. Andradas, 3.100). Arnaldo é autor da lei que institui o dia 19 de setembro, data de nascimento de Paulo Freire, Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação.

Arnaldo Godoy

Enviado por Arnaldo Godoy

Avenida dos Andradas, 3100 Gab. 305 B - Santa Efigênia - BH - MG - 30260-070

Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.