Diário do Arnaldo de 9 a 16 de agosto.
Visualizar como página web
Diário do Arnaldo

Olá Rafael,

Segue o diário do Arnaldo de 9 a 16 de Agosto.

9 de agosto | Congado

9 de agosto – Uma homenagem a dezenas de reis, rainhas e irmandades do Congado deu sequência a série de homenagens que o mandato de Arnaldo Godoy tem feito sobre a contribuição da população negra para a construção da identidade mineira e brasileira. Além do congado, foram concedidas homenagens ao Mestre Dunga (capoeira de rua), inúmeros centros de umbanda, candomblé e omolocô (reconhecimento às nações de matriz africana) e, comemorando o Centenário do Samba, a quatro artistas que atuam na cena mineira — Dóris, Fabinho do Terreiro, Aline Calixto e Mestre Conga (pioneiro nas escolas de samba de BH). Duas boas notícias anunciadas durante o evento do Congado, que contou com a presença do secretário adjunto de Cultura/MG, João Miguel, do presidente da FMC, Juca Ferreira, da superintendente do Iphan/MG, Célia Corsino e do vice-reitor da UEMG, professor José Eustáquio de Brito: o tombamento estadual do Congado, em 2018, e o projeto de lei que o governo de Minas enviará à Assembleia Legislativa para dispensar o CNPJ de coletivos de cultura e religiosidade popular.

9 de Agosto | Quilombo dos Luizes

9 de Agosto – Arnaldo Godoy visitou o Quilombo dos Luizes, no final da avenida Silva Lobo, comunidade tradicional e que possui reconhecimento público da Fundação Palmares e do Ministério Público Federal, ameaçada de despejo do local que ocupam desde 1896. Como presidente do PT-BH, ele se comprometeu a conversar com o governo do Estado para que, enquanto não houver decisão jurídica, a Polícia Militar não intervenha no local. “A existência do Quilombo dos Luízes é mencionada publicamente desde antes da fundação da cidade. Recentemente, a justiça resguardou 2,87 hectares de sua área. Seus moradores não podem, por isso, serem considerados invasores. A especulação imobiliária quer se aproveitar deste momento de golpe na democracia do país, quando retrocessos nas conquistas populares estão sendo cometidos”, avaliou Godoy, que, na foto, abraça Maria Luzia Sidônio, 71 anos, liderança local.

11 de Agosto - Fligê

11 de agosto – A convite da organização do evento, Arnaldo Godoy aproveitou o feriado para participar da 2ª Feira Literária de Mucugê (Fligê), que aconteceu neste feriado na Chapada Diamantina/BA. Na roda de conversa sobre “Os Percursos da leitura inclusiva”, junto com a socióloga Angelita Garcia, da Fundação Dorina Nowill para Cegos, e a escritora Lilian Menenguci, ele lembrou que “a vida não é só isso que se vê”, conforme o samba de Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho: “É um pouco mais que os olhos não conseguem perceber, as mãos não ousam tocar e os pés recusam a pisar. Mas já caminhamos muito, apesar do longo caminho a percorrer. Por isso, a importância da mobilização e participação política das pessoas com deficiência para garantir acessibilidade”, destacou.

16 de Agosto - Camelôs do Hipercentro

16 de agosto – Aprovado o projeto de lei 309/17, que trata da inclusão dos camelôs do Hipercentro de BH, com quatro emendas de Arnaldo Godoy e Pedro Patrus, da bancada do PT, que aprimoraram o texto da proposta, abrindo possibilidades para que os ambulantes possam comercializar seus produtos em algumas praças e imóveis públicos vazios. “No primeiro turno, apesar dos pontos positivos do projeto, que promove a qualificação profissional dos camelôs e financia parte do aluguel, votamos contra a proposta, por considerá-la muito restritiva. Agora, com essas emendas, os camelôs obtiveram uma ampla conquista para o exercício de sua atividade”, disse Godoy.

Audiência Pública | Genocídio da Juventude Negra

NA PAUTA

28 de Agosto – A Comissão Especial que estuda o genocídio da juventude negra e pobre, presidida por Arnaldo Godoy, realiza no Centro de Referência da Juventude (CRJ), uma audiência pública para ouvir secretários e entidades municipais que trabalham na área da segurança pública. O evento, aberto ao público, é parte do relatório que será publicado no fim do ano, pela Câmara Municipal, com recomendações para a redução de homicídios e a violência contra os jovens negros de BH. A audiência será às 15h e o CRJ fica na Praça da Estação. Antes da audiência, no dia 23 de agosto, a comissão fará visitas técnicas a duas casas de semiliberdade.

Arnaldo Godoy

Enviado por Arnaldo Godoy

Avenida dos Andradas, 3100 Gab. 305 B - Santa Efigênia - BH - MG - 30260-070

Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.