Diário do Arnaldo - De 18 a 26 de abril
Visualizar como página web
Diário do Arnaldo

Diário do Arnaldo de 18 a 26 de abril

15 de setembro - Circo

19 de abril – O presidente do PT-BH, Arnaldo Godoy, participou do ato "Marielle Vive", na Câmara Municipal. Desde a notícia do assassinato da vereadora carioca, que o PT e outros partidos de esquerda cobram uma apuração rigorosa do crime. "Marielle denunciava principalmente o genocídio dos jovens negros e de periferia, tema da comissão especial que presidi no ano passado. Era uma liderança essencial dos que sofrem violência diária, por contra da discriminação e do preconceito. Os tiros contra Marielle, acertaram o coração e a dignidade do povo brasileiro", destacou.

19 de setembro - Semana Paulo Freire

20 de abril – Na Câmara Municipal, uma audiência pública sobre a mudança no regime da educação infantil de BH. O Plano Nacional de Educação (PNE) determina a inclusão de crianças na pré-escola a partir dos 4 anos, o que impede o repasse de recursos do Fundeb para instituições parceiras. Com isso, as crianças perderão o atendimento em tempo integral, o que considero um prejuízo na sua formação. "Com certeza, a PBH deveria repensar as opções oferecidas pelas Umeis a esta faixa etária, bem além do que determina o PNE e a legislação. A educação em tempo integral, disponível anteriormente pelas creches parcerias, permite tempo e segurança necessárias para que pais e mães possam trabalhar, bem como um desenvolvimento pedagógico mais completo das crianças", ponderou Arnaldo Godoy, membro da Comissão de Educação da CMBH.

13 de setembro - Escola Inclusiva

23 de abril – A repressão policial à greve dos professores da Umei, recebeu duras críticas do vereador Arnaldo Godoy, autor da lei que criou a escola integral em BH. Ele destacou que "a gestão Kalil está cometendo muitos equívocos na educação, principalmente na redução da jornada escolar infantil. O fim do modelo de creches conveniadas, que prejudicou as mães que precisam trabalhar". Arnaldo acrescentou que "receber professores com tiro, porrada e bomba, revela que o autoritarismo está de volta em BH, afinal de contas a manifestação e a greve são direitos constitucionais".

19 de setembro - Semana Paulo Freire

19 de abril – Arnaldo Godoy participou de reunião para reorganizar o núcleo de saúde do PT. Com o desmonte da Sistema Único de Saúde promovido pelo governo golpista de Temer, o assunto volta à pauta do dia. Estima-se que o sistema de saúde poderá perder até R$ 700 bilhões (dependendo da variação anual do PIB), entre 2017 até 2036, com a vigência da Emenda Constitucional 95, a PEC do Teto, que congelou investimentos por 20 anos. "O povo brasileiro precisa de informações sobre o desmonte do estado. Estamos restruturando os núcleos municipais de saúde do PT com esse objetivo", disse o presidente do PT-BH.

20 de setembro - Feira de Artesanato

22 de abril – Sempre atento ao calendário cultural da cidade, Arnaldo Godoy acompanhou quase toda a programação da Semana Nacional do Choro em BH, que aconteceu em diversos bares da cidade, numa versão especial do "Minas ao Luar". O encerramento foi na manhã de domingo, na Praça Duque de Caxias, em Santa Teresa. "O chorinho é o primeiro gênero musical brasileiro genuinamente urbano. É uma tradição que teve Pixinguinha como seu maior expoente e que continua renovada pelo ingresso de jovens músicos a cada geração", avaliou.

21 de setembro - Audiência Pública UMEI`s

24 de abril – Na Câmara Municipal, uma audiência pública requerida por Arnaldo Godoy, Pedro Patrus e Cida Falabella discutiu os impactos do Projeto de Lei 522/2018 no cotidiano e no patrimônio cultural do bairro Santa Tereza. A proposta expande o espaço para o funcionamento de atividades comerciais, atualmente limitado à 300 m2, para atender a grandes redes de farmácias. A Área de Diretrizes Especiais (ADE) de Santa Tereza traz a peculiaridade de restringir grandes empreendimentos, justamente para preservar o comércio local e, por extensão, o modo de vida tradicional do bairro, ligado à gastronomia e às atividades artísticas e culturais. "É uma agressão absurda alterá-la para atender ao interesse específico de uma ou duas empresas. A boa notícia é alguns vereadores já estão retirando seu apoio à proposta", informou Godoy

21 de Setembro - Paulo Freire

24 de abril – Arnaldo Godoy articulou uma reunião entre o superintendente de Limpeza Urbana, coronel Bicalho, a Associação Comunitária de Santa Tereza e o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), representados por João Bosco Queiroz e Marislene Nogueira. Os moradores solicitam serviço de coleta seletiva no bairro. O superintendente informou que está previsto um chamamento público para envolver cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos e que a SLU pretende também dobrar os atuais 280 pontos de coleta, quando Santa Tereza será contemplada por atender os critérios do programa. O bairro já possui cultura de reciclagem, com um projeto criado por moradores, limitado a algumas ruas, envolvendo Insea, Associação de Moradores, alunos da EMPLO e Café Três Corações.

NA PAUTA

27 de abril – O Setorial de Cultura do PT-MG, em parceria com a Fundação Perseu Abramo e a Secretaria Nacional de Cultura do PT, realiza o lançamento da plataforma "A Cultura que o Povo Quer", que discute, de forma colaborativa, propostas para o programa de governo do Partido dos Trabalhadores. O evento terá a participação do Secretário Nacional de Cultura do PT, Márcio Tavares. Será nesta sexta-feira, 19h, na sobreloja 02, no 2º andar do Edifício Maletta.

1º de maio – Pela primeira vez desde a redemocratização do país, as sete maiores centrais sindicais farão um evento unificado no Dia do Trabalhador, com o slogan "Por Direitos, pela Democracia e por Lula Livre". Será a partir das 14h na Praça Santos Andrade, em Curitiba, onde Lula é mantido preso desde o dia 7 de abril.

3 de maio – Por indicação do vereador Arnaldo Godoy, a câmara realiza uma reunião especial para marcar os 30 anos da Luta Antimanicomial, quando serão homenageadas as mulheres do movimento, Ana Marta Lobosque, Marta Elizabeth de Souza, Míriam Abou-Yd e Rosimeire Aparecida Silva (in memorian), além da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental (Asussam/MG), do Suricato e do Fórum Mineiro de Saúde Mental. Será às 19h, no plenário da Câmara de BH.

7 de maio – A psicanalista Maria Rita Kehl participa da próxima "Segunda Democrática", espaço mensal de construção, debates, reflexões e participação política. Além de doutora em psicanálise pela PUC/SP ela é jornalista e escritora. Entre 2012 e 2014 participou da Comissão Nacional da Verdade que investigou os crimes cometidos durante a ditadura militar. Idealizada e coordenada pelo vereador Arnaldo Godoy, a "Segunda Democrática" acontece às 19h13, na Mercearia Lili (Rua São João Evangelista, 676 – Santo Antonio) e a entrada é franca.

Arnaldo Godoy

Enviado por Arnaldo Godoy

Avenida dos Andradas, 3100 Gab. 305 B - Santa Efigênia - BH - MG - 30260-070

Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.