Lançamento da Revista Outrolhar

Lançamento da Revista Outrolhar

Lançamento da Revista Outrolhar

Ensino Médio é tema da revista Outrolhar

O ensino médio é o tema do sétimo número da Revista Outro Olhar, publicação anual do mandato de Arnaldo Godoy (PT), que se propõe a discutir temas relevantes à sociedade por meio da contribuição voluntária de articulistas de todo o país e do exterior. A publicação foi lançada na Fumec (10/10), com palestra de Maria do Pilar Lacerda (secretária nacional de Educação Básica do MEC,) e Simone Grace de Paula (doutoranda da FaE/UFMG). Ocorream eventos também na UEMG (28/9), UNI-BH (19/10) Facisa (29/10) e outras instituições, sempre acompanhado por debates entre alunos e articulistas.

Segundo o vereador, ao lado da cultura, drogas, educação e assistência social e outras temas já abordados pela revista, o ensino médio representa um grande desafio ao país. “Ele abrange a faixa etária mais frágil no processo aprendizado, quando a escola deixa de ser o único espaço de socialização e passa a competir também com o mercado de trabalho”, adianta Godoy.

 

Revista Outro Olhar

Como tornar o ensino médio mais atrativo aos jovens? Como estimular a docência? Para pensar sobre essas e outras questões o sétimo número da revista Outro Olhar publica artigos de Gaudêncio Frigotto (Formação profissional no Brasil e projetos de sociedade em disputa), Guillermina Tiramonti (Tendência atuais nas políticas educativas da região latino-americana), Inês Assunção de Castro Teixeira e Álida Angélica Alves Leal (Fios e desafios da docência no ensino médio), José Marcelino de Rezende Pinto (Financiamento do ensino no Brasil), Juarez Dayrell (Os significados da escola de ensino médio para os jovens alunos), Maria do Pilar Lacerda e Carlos Artexes Simões (Políticas públicas para o ensino médio), Savana Melo (O trabalho dos professores e suas associações sindicais na atualidade) e Simone Grace de Paula (Perfil do ensino médio na RMBH).

“A revista não pretende esgotar a questão, mas apontar alguns caminhos já que a educação é um tema caro ao país”, diz o vereador Arnaldo Godoy, presidente da Comissão de Educação da CMBH e membro do Conselho Municipal de Educação. A revista Outro Olhar é parte de uma série de eventos promovidos pelo mandato, iniciado em 2010 com o Ciclo de Debates sobre Juventude na Câmara Municipal, do qual participaram Luiz Flávio Sapori, Juarez Dayrell e Maria Carla Corrochano (SP).