Põe na Roda – Celso Frateschi

Projeto Põe na Roda - Celso Frateschi

Projeto Põe na Roda – Celso Frateschi

No dia 24 de maio, no teatro da Cidade, o ator e diretor teatral paulistano Celso Frateschi conversou com artistas de BH sobre conferências e conselhos municipais de cultura. Como secretário Municipal de Cultura de São Paulo (gestão Marta Suplicy), ele organizou a primeira conferência de cultura da maior cidade do país, que culminou com 131 diretrizes para o setor.

“Pré-conferências regionais e temáticas consagraram o envolvimento de todos os agentes culturais de São Paulo, ordenando e otimizando os interesses do cidadão comum para a cultura”, destacou Frateschi. Para ele, os artistas devem deixar de lado a posição “retranqueira”, adotada na época da ditadura militar, e avançar em uma discussão mais ampla e que coloque a cultura como política pública de integração. “Nesse aspecto, São Paulo conseguiu mudar muitos paradigmas em torno de uma política cultural antiautoritária. Criou estruturas que garantiram uma gestão democrática e participativa, como os Centros Educacionais Unificados (CEU) e o programa Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), dentre outros”, destacou Frateschi.

Sua visita a Belo Horizonte foi iniciativa do mandato do vereador Arnaldo Godoy, que contribui com as primeiras discussões para a realização de uma conferência de cultura em BH. “Foi uma palestra elucidativa, pedagógica e criativa, que nos ajudou a reforçar a atividade legislativa como catalizadora na elaboração de políticas públicas”, finalizou Godoy.